quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Ateísmo e maldade


Hoje comento sobre a guerra que o apresentador da TV Bandeirantes, José Luís Datena, declarou aos ateus brasileiros. O caso é mais ou menos o seguinte: Datena,no último dia 27, com o objetivo de comentar a respeito de crimes hediondos, criou uma enquete na qual os telespectadores respoderiam se acreditavam ou não em Deus.
Eis que o âncora, ao ter suas expectativas superadas pelo número de "não" da enquete, resolveu intervir a favor do Todo-Poderoso. Alguns trechos dos comentários do apresentador:
"
-Como? Nós temos mais de mil ateus? Aposto que muitos desses estão ligando da cadeia."
"-Ateus são pessoas sem limites, por isso matam, cometem essas atrocidades. Pois elas acham que são seu próprio Deus."
"-É só perguntar para esses bandidos que cometem essas barbaridades pra ver que eles não acreditam em Deus."
Trechos como esses mostram ignorância quanto a história humana. Como é praxe, sabe-se que a Igreja Católica durante a Idade Média foi um verdadeiro açougue. Nos tempos da Inquisição, o fanatismo religioso era tão fervoso que foram mortas mais pessoas do que todo o Holocausto. A Igreja matou mais que Hitler, Mao Tsé-Tung e Stalin. Assim, argumentos como o do apresentador mostram-se completamente desprovidos de qualquer embasamento lógico e histórico. Soma-se a isso, não só o passado coturbado do catolicismo, mas também o fanatismo religioso recente, marcado principalmente pela Jihad. Extremistas islâmicos, com o objetivo de propagar sua fé suicidam-se com bombas, buscam um paraíso repleto de virgens, e levam consigo várias pessoas alheias ao dogmatismo islâmico. Uma outra ilustração recente da perniciosidade religiosa, que rebate os argumentos de Datena, são os ataques constantes que algumas clínicas de clonagem terapéutica têm recebido por parte de fanáticos religiosos "pro-vida", contrários as pesquisas com células-tronco embrionárias.
Convém também mostrar alguns dados estatísticos para ilustrar o preconceito do âncora. Como prognosticou Datena, caso o ateísmo seja mesmo sinônimo de violência, as prisões deveriam estar repletas de descrentes em Deus. Contudo, estatísticas reveladas por uma funcionária do Birô Federal de Prisões dos EUA de 1997 mostraram que a proporção de cristãos encarceirados é de 80%, mesmo valor da população geral. Muçulmanos, que correspondem a algo entre 1% e 3% dos norte-americanos, eram 7,2% dos presidiários. Os ateus, nesse caso, que remontam 0,4% da população estadunidense, possuem apenas 0,2% de apenados. Datena também parece ter pouco, ou nenhum conhecimento sobre Evolução, visto que a moral, sob visão darwinista, foi fundamental para a sobrevida do Homo sapiens, independentemente da religião, que aliás surgiu dezenas de milhares de anos depois. Para o homem primitivo foi fundamental o altruísmo recíproco, caso contrário, as chances de estarmos aqui seriam drasticamente reduzidas pelo ambiente hostil, pelos perigos que eram proporcionados pela savana africana há aproximadamente 50000 anos atrás.
Seria sensato pedir aos ateus e até aos agnósticos que manifestem-se contra atitudes anti-democráticas e preconceituosas como as do apresentador Datena. O programa "Brasil Urgente", apesar de não ser de meu feitio, tem um alcance nacional muito grande e é altamente manipulativo e tendencioso. Sei que alguns membros da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea) já pensam em processar o apresentador, o que é louvável, mas para aqueles que não possuem tamanha predisposição jurídica, que escrevam algum texto e publiquem em alguma rede social.

3 comentários:

  1. Ei João, tem um frase, se não me engano do Voltaire, que muito vem ao caso. Trocando em miúdos, ela afirma que ´´mesmo que não concorde com que diz, defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo´´. Assim sendo,apesar de não ser ateu, respeito sua opinião e também reconheço que seus argumentos são muito fortes. O Datena, de todo modo, é um cara muito tosco e não credibilidade alguma. Abraço ae jovem

    ResponderExcluir
  2. Para quem quiser apoiar a Atea com o processo:
    http://www.atea.org.br/index.php

    Associe-se, divulgue o site, ajude como puder.

    ResponderExcluir